Notícias

As chamas engoliram as florestas da Califórnia: o Parque Nacional de Yosemite está sob ameaça

A Califórnia declarou estado de emergência devido a incêndios florestais. Um incêndio violento está explodindo em áreas arborizadas perto do Parque Nacional de Yosemite. Helicópteros, aviões, tratores, 281 carros de bombeiros e mais de 2500 bombeiros estão trabalhando para apagar o fogo. Mais de 6000 pessoas foram evacuadas do campo. Cerca de 10% do fogo foi contido até agora.



O fogo queimou quase 6000 hectares de floresta nas montanhas locais e chegou perto de áreas residenciais. De acordo com os departamentos de emergência, no momento a área de incêndio florestal é de cerca de 11,5 mil hectares.

Na Califórnia, a temperatura do ar ultrapassa os 40 graus e, devido aos ventos fortes, as chamas alastram-se muito mais rapidamente. O Corpo de Bombeiros do estado alertou que pode levar vários dias para conter o fogo.


REUTERS/David Swanson

Imagens da região afetada pelo fogo mostram a devastação causada pelas chamas que se espalham rapidamente. A população desta área rural é quase 18 000 pessoas. O fogo se espalhou rapidamente para o leste, deixando consequências devastadoras em seu rastro.



O Parque Nacional de Yosemite é um dos maiores parques nacionais da América. Ele está localizado nas encostas ocidentais da cordilheira de Sierra Nevada. A UNESCO concedeu ao parque o status de "Patrimônio Mundial". O parque é famoso por seu bosque de sequoias gigantes, a mais antiga com mais de dois mil anos.


Segundo The New York Times, julho é sempre o início da temporada de incêndios "tradicional" do estado, que dura todo o verão e termina no outono. As florestas da Califórnia sempre queimaram durante os meses secos. As dezenas de milhões de árvores que morreram durante a seca anterior, dez anos atrás, tornaram as florestas do estado particularmente vulneráveis ​​aos incêndios.

Josh Edelson/Agence France-Press