Cientistas dos EUA: as florestas da Terra estão queimando a uma taxa de 16 campos de futebol por minuto
De acordo com um relatório da Global Forest Watch, a área global de cobertura florestal queimada aumentou quase 100% nos últimos 20 anos. A mudança climática tem sido a principal causa desses incêndios, com incêndios destruindo mais de 5 milhões de hectares de árvores na Rússia somente em 2021.
O relatório foi criado e produzido pela Global Forest Watch (GFW), o World Resources Institute (WRI) e a Universidade de Maryland.
O ano de 2021 viu o segundo maior dano de incêndios florestais registado nos últimos 20 anos, resultando na perda de uma área de floresta do tamanho de Portugal.
De acordo com James McCarthy, analista da Global Forest Watch, os incêndios se tornaram um grande problema em países do norte, como Canadá e Rússia. Embora os incêndios façam parte do ciclo de vida natural das florestas, a extensão da destruição vista na Rússia excede em muito qualquer coisa que tenha acontecido antes.
Este ano, as chamas engoliram as florestas da Califórnia e o Parque Nacional de Yosemite está ameaçado. O fogo queimou quase 6.000 hectares de floresta nas montanhas locais e chegou perto de áreas residenciais. E de 1º de janeiro a 19 de julho, um total de 13.594,2 hectares de terras em terras federais, estaduais e privadas queimaram em todo o estado, o equivalente a 23 campos de futebol.